Entrega de Prémios Concurso Uma Aventura… Literária 2023

Com o objetivo de desenvolver o gosto pela escrita e a valorização da literatura enquanto arte, os professores de Português solicitaram aos alunos que participassem, este ano letivo, no Concurso Uma Aventura… Literária 2023, promovido pela Editora Caminho, onde estiveram envolvidos alunos de todo o país, num total de 12.292 trabalhos, entre várias modalidades.

De entre os participantes da EBIRP, três alunos foram distinguidos com prémios no 3º ciclo. A aluna Nicole Vieira, do 9º A, obteve o terceiro lugar e os alunos Júlio Moniz, do 9º A, e Sofia Gonçalves, do 8º C, receberam uma menção honrosa pelos textos com que participaram na modalidade de Texto Original.

No passado dia 13 de junho celebrou-se no Auditório da nossa escola uma cerimónia de entrega dos prémios, que contou com a presença da convidada Mariana Magalhães, filha de Ana Maria Magalhães, uma das autoras dos livros da coleção Uma Aventura. Mariana Magalhães entregou os prémios e o diploma de participação aos alunos em questão. Para além disso ofereceu, também, alguns livros da mesma coleção, para a Biblioteca da nossa escola.

Agradecemos a presença da nossa convidada, da colaboração e disponibilidade da Editorial Caminho que possibilitou esta cerimónia na nossa escola e aos nossos alunos que mostraram a sua criatividade e enobreceram a escola, assim como aos docentes de Português que incentivaram e auxiliaram os alunos a participar. 

 Muitos parabéns aos alunos!

Estamos todos de Parabéns!

Previous Next

Baile de Finalistas do 9.° ano

No dia 7 de junho, realizou-se o primeiro Baile de Finalistas do 9° ano na escola Rui Galvão de Carvalho. Muito obrigada a todos pela ajuda e colaboração na realização do mesmo, principalmente aos Diretores de Turma pela presença e entrega dos certificados.

Parabéns, finalistas e tudo de bom na nova etapa da vossa vida! 

Parabéns pela vossa postura no baile pois correu maravilhosamente bem! Estiveram todos à altura do evento! Vão deixar saudades e ficam no nosso ❤️.

Atividades em parceria com o Centro Ambiental da Ribeira Grande

No decorrer dos meses de maio e junho, algumas turmas do oitavo ano realizaram, no âmbito do tema «Ecologia e Valores» e das disciplinas de Cidadania, EMRC e Mecatrónica, realizaram atividades em parceria com o Centro de Educação Ambiental da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande. 
Uma das atividades consistiu na elaboração de fósseis, cujos principais objetivos foram levar os alunos a compreender a formação dos fósseis e a tomar consciência do impacto causado pelo Homem na Natureza. Outra atividade baseou-se na conceção de sabonetes de glicerina sendo que, através da mesma, os alunos, para além de aprenderem a fazer sabonetes, tomaram consciência da importância da higienização. A última atividade consistiu na elaboração de mealheiros com materiais de desperdício, salientando-se que, através desta, foi possível criar nos alunos o sentido de responsabilidade, de forma a que cresçam com um olhar diferente no que toca aos gastos e à poupança, bem como dar a conhecer conceitos ligados à reciclagem.

Agradecemos o precioso contributo do Centro Ambiental da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande na consecução destas atividades e enaltecemos o empenho e a responsabilidade que os alunos evidenciaram no decorrer das mesmas. Ficámos, seguramente, todos a ganhar.

Previous Next

Visita à Exposição “Os Lusíadas nos Açores: 450 anos”

Os alunos acompanhados pela professora de português, Cristina Fernandes, e pelos professores de TIC, Vânia Clemente e de Geografia, Nuno Soares, deslocaram-se à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada para visitarem a Exposição “Os Lusíadas nos Açores: 450 anos”, assinalando assim a publicação da 1ª edição de Os Lusíadas de Luís de Camões. Esta exposição levou-os ao tempo de Camões e de Os Lusíadas, e trouxe Camões e Os Lusíadas ao nosso. Através da presença dos livros, primeiras edições de Os Lusíadas, e de objetos de diferentes épocas, os alunos tiveram a oportunidade de percorrer, através de imagens e partilha, um mundo espiritual e material, tentando compreender o mundo e um pouco da história do tempo em que o poeta viveu. Esta exposição contribuiu para os alunos compreenderem que “nos nossos dias, nos Açores, o significado e valor da obra camoniana mantêm-se vivos. Ou seja, Camões e Os Lusíadas não são “apenas” um autor e uma obra canónica que se estudam na escola. Estudam-se, porque continuam a inquietar-nos, a colocar-nos interrogações, a dialogar connosco, e porque neles encontramos um ponto de referência, individual e coletivo.” Foi gratificante ver o entusiasmo e admiração dos alunos perante um espólio para muitos escondido e desconhecido. 

Por cortesia, e devido ao excelente comportamento revelado pelos alunos, foi-lhes dada ainda a oportunidade de viajar no tempo da moda e fazerem a visita guiada à exposição: Mulheres: um século de moda, que pretende assinalar as mudanças sociais ocorridas, nomeadamente através do vestuário, que ultrapassa a simples utilidade prática, tornando-se uma forma de expressão e representação do feminino, destacando o papel da mulher na sociedade ao longo dos tempos.  

 

Informação

A Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe abrange todos os estabelecimentos de ensino de educação pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino oficial e de educação especial, da área geográfica coincidente com as freguesias de Pico da Pedra, Calhetas e Rabo de Peixe