Previous Next

Torneio de Xadrez - 1.º Torneio de Natal

No dia 13 de dezembro de 2023, na Biblioteca da nossa escola, o Clube de Xadrez realizou o 1º Torneio de Natal. Esta competição foi organizada em parceria com a Associação de Xadrez da Região Autónoma dos Açores (AXRAA) e contou com a participação de 11 jogadores.

Este torneio teve como objetivos principais: desenvolver a concentração, a paciência e o raciocínio lógico, utilizando as regras do xadrez para regulamentar a conduta dos alunos dentro e fora de aula. Foi criado um ambiente de respeito e de empenho, quer pela modalidade, quer entre participantes.

Nesta atividade participaram alunos e professores da escola, disputando entre si partidas de 8 minutos mais 5 segundos de acréscimo por cada lance feito. No total ocorreram 5 rondas.

No final foram atribuídos 3 prémios, gentilmente cedidos pela AXRAA: com o 1º prémio ficou o aluno Rodrigo Andrade, com 5 pontos; com o 2º prémio, o aluno Afonso Silva, com 4 pontos e, com o 3º prémio, o aluno Tomás Martins, com 3.5 pontos.

Classificação e resultados: Chess-Results Server Chess-results.com - I Torneio de Xadrez da EBI Rabo de Peixe Rui Galvão de Carvalho 2023

 Agradecemos a colaboração do Conselho Executivo, da Biblioteca, do presidente do Clube Atlético de Rabo de Peixe e do presidente da AXRAA.

 Isabel Fraga e Octávio Gil

Previous Next

Os alunos do 8.º F visitaram o Lar de Idosos da Casa do Povo de Rabo de Peixe

Na manhã do dia 11 de dezembro, os alunos da turma F do oitavo ano deslocaram-se, juntamente com as docentes Diana Félix e Sandra Pereira, ao Lar de Idosos da Casa do Povo da Vila de Rabo de Peixe. 

O objetivo desta visita foi promover um encontro intergeracional e fazer com que os nossos adolescentes tomassem consciência de realidades distintas das suas, tendo, para isso, tido a oportunidade de escutar emotivos testemunhos dos nossos queridos idosos, acerca das suas vivências de Natal de tempos passados. No final, os nossos idosos tiveram oportunidade de expressar o que é, para eles, o Natal, tendo os seus relatos sido expostos e fotografados, em conjunto com os nossos alunos, numa ardósia.

As docentes que acompanharam os alunos deixam a sua palavra de apreço e gratidão à direção do Lar da Casa do Povo da Vila de Rabo de Peixe, por ter concedido autorização para a realização desta visita; à Assistente Social, Animadora Sócio-Cultural, restantes funcionários e utentes por, tão bem, nos terem recebido.

As professoras agradecem, igualmente, a disponibilidade e colaboração da diretora de turma, professora Almerinda Silva, na organização desta visita. 

Por fim, deixam uma palavra de reconhecimento a todos os alunos desta turma por terem demonstrado um comportamento exemplar no decorrer desta atividade.

Ficámos, seguramente, todos a ganhar.

Um bem-haja a todos e um Santo Natal!

Previous Next

15.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Para assinalar a 15ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos os alunos do 8.ºA, 8.ºC e 8.ºH da escola Rui Galvão de Carvalho desenvolveram a ação: No Natal reutilizamos.

Esta atividade inserida no projeto Eco-Escolas teve por objetivo decorar as suas salas de aula reaproveitando e dando uma nova vida aos têxteis que iriam ser descartados. 

Previous Next

Visita de estudo à Sede do Banco Alimentar Contra a Fome

No passado dia 28 de novembro, a turma C do sétimo ano realizou uma visita de estudo à Sede do Banco Alimentar Contra a Fome, em Ponta Delgada.

Todos os anos, num fim de semana dos meses de maio e novembro, o Banco Alimentar promove ações de recolha de alimentos, tendo, neste sentido, esta visita tido como principais objetivos:

  • Perceber criticamente factos sociais sobre a situação de grupos minoritários e em desvantagem social onde a dignidade da vida humana se encontra ameaçada;
  • Participar em ações promotoras da dignidade da vida humana e de proximidade.

Foram, igualmente, trabalhados os valores de Responsabilidade e integridade; Cidadania e participação; Excelência e exigência Curiosidade; reflexão e inovação.

No decorrer da visita os alunos tiveram oportunidade de entender de que forma funciona o Banco Alimentar, tendo, no final, participado, ativamente, na construção de cabazes para atribuir a famílias mais necessitadas.

Posteriormente, em contexto de sala de aula, os alunos tiveram a oportunidade de realizar um Plickers com questões sobre a visita.

As docentes que acompanharam os alunos, Diana Félix e Sónia Franco, agradecem a disponibilidade do Conselho Executivo em arranjar transporte; a simpatia do Banco Alimentar, nomeadamente da Dra. Isabel Pascoal em receber-nos e manifestam a sua satisfação para com o empenho e comportamento dos alunos, enobrecendo a atitude dos mesmos.

Um bem haja a todos!

Previous Next

Atividade Shots Vitamínicos

No dia 16 de outubro, a Escola Rui Galvão de Carvalho comemorou o Dia Mundial da Alimentação com a dinamização da atividade Shots Vitamínicos com o objetivo de sensibilizar para o consumo de frutas.

A atividade foi promovida pela equipa de Saúde Escolar em parceria com a nutricionista da DREAC, Drª Catarina Carvalho, sendo dinamizada em colaboração com a turma 7.º/9.º B.

Agradecemos o contributo dos estabelecimentos locais abaixo indicados, bem como, da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe que patrocinaram as frutas e os materiais necessários para a realização da atividade.

Supermercado O Completo

Supermercado António Melo

Supermercado Janeiro e Ledo

Simão Mendonça

Maria Dionísia Teixeira

Frutaria Miguel Estrela

Informação

A Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe abrange todos os estabelecimentos de ensino de educação pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino oficial e de educação especial, da área geográfica coincidente com as freguesias de Pico da Pedra, Calhetas e Rabo de Peixe