História de Vida

{fshare}

     No dia 22 de novembro, Alda Moniz veio à Escola Luísa Constantina contar a sua história de vida aos meninos do jardim de infância da turma Pré B. Contou que um dia a sua mãe chegou ao pé dela e disse que iria fazer uma viagem para muito longe. Com apenas a sua roupa do corpo deixou a sua terra natal. Hoje regressou e com as lágrimas nos olhos agraciou estes meninos e meninas com guloseimas e uns pijamas bem quentinhos. Há histórias que merecem ser contadas e esta é uma delas que carece de ser ouvida. 

* Clique na imagem para aumentar

{gallery}stories/anoletivo20192020/lc/aldamoniz,width=165,height=125,gap_v=20,gap_h=20,ratio=0{/gallery}

 

Ação de Sensibilização sobre Auto Proteção e Prevenção Rodoviária

{fshare}

     As turmas dos 3.º e os 4.º anos, da Escola Luísa Constantina, no âmbito do projeto “Escola Segura” colocaram em prática os conhecimentos adquiridos na ação de sensibilização sobre Auto Proteção e Prevenção Rodoviária, dinamizada pelos agentes Marco Pereira e Bruno Oliveira. Foi uma atividade de elevado teor pedagógico, valorizando o carácter interdisciplinar da escola no seio da comunidade.

    A Escola agradece, desde já, o empenho dos agentes envolvidos e dos alunos neste tipo de iniciativas.  

* Clique na imagem para aumentar

{gallery}stories/anoletivo20192020/lc/prevrodoviaria,width=165,height=125,gap_v=20,gap_h=20,ratio=0{/gallery}

 

Dia da Alimentação na Escola Luísa Constantina

{fshare}

     O Dia Mundial da Alimentação, na Escola Luísa Constantina, foi comemorado com uma enorme responsabilidade cívica, fomentando os verdadeiros hábitos de uma alimentação saudável, um ato natural e vital ao ser humano.

     Alguns alunos realizaram pinturas e recortes em toalhas de papel, com diferentes alimentos, embelezando o refeitório na hora de almoço. Foi construída uma roda viva dos alimentos que ficou em exposição na entrada da escola, durante a semana da alimentação, para a sua exploração in loco. Outros alunos fizeram uma salada de fruta, um bouffet de frutas e espetadas de fruta com chocolate preto para o lanche. Foram também realizados trabalhos individuais alusivos a esta temática e recitados poemas.

     A par ainda das comemorações nesta data festiva veio à escola a nutricionista, Sofia Gomes, que nos recordou sobre a qualidade das nossas refeições, realizando atividades que promoviam a seleção de alimentos consoante seu valor energético.

     Foi uma semana em cheio! 

* Clique na imagem para aumentar

{gallery}stories/anoletivo20192020/lc/diadaalimentacao,width=165,height=125,gap_v=20,gap_h=20,ratio=0{/gallery}

 

Dia das Bruxas na Escola Luísa Constantina

{fshare}

     O Dia das Bruxas na Escola Luísa Constantina foi comemorado com a participação dos pais e encarregados de educação de forma muito prazerosa, sendo este um dos nossos princípios primordiais!

     A par deste dia temático as crianças e pais decoraram abóboras com diferentes técnicas de expressão plástica e materiais de desperdício para o concurso “A abóbora assustadora”. Os alunos premiados foram contemplados com lembranças simbólicas, refletindo a sua participação. Os vencedores foram a Sara Oliveira, a Kelly Moniz e a Mafalda Oliveira, da turma Pré-B. Na eleição participaram diversos pais, alunos dos vários ciclos de ensino, assistentes operacionais e docentes.

     Os alunos do jardim de infância fizeram doce de abóbora, realizaram um desfile e foram bater às salas do 1.º ciclo a pedir guloseimas. Alguns alunos realizaram as tradicionais saquinhas do Pão Por Deus e outros umas sacolas para colocar os rebuçados.

     A turma Pré B foi contar uma história intitulada “Não abras este livro” a duas turmas do 1.º ciclo. O impacto foi muito positivo!

     Foi também com muita emoção que a nossa escola recebeu os alunos da turma O/9 que nos contemplaram com músicas alusivas ao Pão Por Deus.

     Por último, a comunidade educativa agradece o envolvimento de todos nas iniciativas desenvolvidas pela escola. A vossa participação é muito importante para nós!

O nosso obrigado! 

* Clique na imagem para aumentar

{gallery}stories/anoletivo20192020/lc/halloween,width=165,height=125,gap_v=20,gap_h=20,ratio=0{/gallery}

 

Os Animais São Os Nossos Melhores Amigos

{fshare}

A par das comemorações do Dia do Animal, a Turma Pré- B, da Escola Luísa Constantina, cuja titular é Rita Bonança, presenciou um episódio hilariante.

Para o efeito, foi pedido a todas as crianças da sala que trouxessem animais para a escola, sendo garantidas todas as medidas de proteção, conforto e alimentação para os animais. A Luana trouxe-nos dois canários.

Assistimos o canário fêmea a por um ovo. Nada disso estava previsto, como podem calcular… Foi mágico!

Após o registo deste momento, as crianças ouviram a história “Todos no Sofá” e fizeram grafismos com legos.

Os animais são os nossos melhores amigos, fica o lembrete de todos os meninos desta sala!

* Clique na imagem para aumentar

{gallery}stories/anoletivo20192020/lc/grafismos,width=165,height=125,gap_v=20,gap_h=20,ratio=0{/gallery}

 

Informação

A Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe abrange todos os estabelecimentos de ensino de educação pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino oficial e de educação especial, da área geográfica coincidente com as freguesias de Pico da Pedra, Calhetas e Rabo de Peixe